segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pequenos escritores - Alunos do 5º ano "A"

PEQUENOS ESCRITORES -
HISTÓRIAS INFANTIS
(Histórias criadas em agosto de 2013)




Fiz um trabalho de Português (produção escrita) com meus alunos do  5º ano "A" e depois fizemos uma votação para escolher, dentre as melhores, a melhor de todas e estão aqui as histórias campeãs.




1º LUGAR


A NATUREZA

As paisagens fazem parte da natureza. Sem elas a natureza não seria tão linda como é. Ela ainda tem muitas coisas belas como: lagos, rios, cachoeiras, arco-íris, campos floridos, árvores, animais etc.
Se as pessoas cuidassem bem da natureza, não jogando lixo nos rios; se preservassem o meio ambiente; se plantassem árvores, em vez de derrubá-las; se não contaminassem o solo, tudo seria bem melhor; e a natureza ficaria ainda mais bonita.
Que pena que a maioria das pessoas nem ligam para essas coisas! Elas muitas vezes, até mesmo sem querer, acabam praticando o mal. Mas ainda bem que existem aquelas que procuram preservar a natureza.
Os homens mal intencionados só pensam em derrubar as árvores para ganhar dinheiro. Eles as derrubam para fazer mesas, cadeiras, armários, racks, camas, portas, janelas, cobertura de casas etc.
Há pessoas também que acabam incendiando as florestas, e essas queimadas podem prejudicar tanto as árvores, quanto os animais e também o ar. E isso acaba com a linda paisagem. As florestas acabam ficando mais feias e os animais que não morrem, acabam ficando sem seu habitat natural. Muitos deles acabam ficando em extinção. Sem as árvores, até nós, acabamos ficando doentes, por causa do ar poluído. As árvores purificam o ar, melhorando, assim, as nossas vidas.
É triste olhar e ver um lago cheio de lixo, as flores murchas e os campos sem vida. As pessoas que fazem isso, nem se preocupam com o meio ambiente e nem com a biodiversidade.
Mas as pessoas que se preocupam com a natureza, fazem de tudo para que ela não se acabe. E quando elas veem alguma queimada, elas ficam tristes e chamam os bombeiros para apagar o fogo. Elas não querem que a natureza se acabe, pois elas amam tudo o que Deus criou. E é justamente por isso, que elas acabam cuidando muito bem da natureza.
Todos têm que cuidar da nossa linda fauna e flora, para o mundo ficar muito mais bonito e preservado. Se as pessoas não fizessem queimadas, nem poluíssem os rios e as cachoeiras, as matas teriam muito mais paisagens magníficas para a gente admirar e tirar muitas fotos belíssimas da natureza, como: lagos, rios, cachoeiras, arco-íris, campos cheios de flores, árvores, animais e muitas outras coisas lindas que Deus, só Deus pode criar. Foi Ele quem criou as florestas e tudo mais pela Sua própria palavra. Ele fez também o homem e a mulher do barro.
Viva a natureza! Viva o Criador da natureza! Viva aquEle que fez a fauna e a flora! Por isso nunca jogue lixo nos lagos. Jogue o lixo no lixo.
(Mikelcy L. de Sousa, 10 anos)



2º LUGAR
QUANDO SE PERDE UMA MÃE

Por que tudo é tão difícil quando se trata de amor? Por que eu não posso ter ao meu lado quem eu amo? Por que eu não posso ser amada? Dói tanto não poder dizer: “Eu te amo.” Nem poder dizer: “Feliz dia das mães, mamãe querida!”
Eu sofro muito por não ter a minha família sempre ao meu lado. Acordo, e ela não está comigo para mim lhe dizer: “Eu te amo.” Ou, simplesmente, dar um bom dia para a minha família. Não dar, nem mesmo, pra mim apresentar às minhas amigas a minha família. Não dar para mim dizer a ela: “Eu te amo.”
Muitas vezes eu quero ficar ao lado de alguém da minha família, mas não posso, pois nem mesmo a minha mãe está comigo. Ela usa drogas. Eu queria tanto dar à minha mãe todo o amor que está guardado no meu coração. Não é fácil amar alguém que não se pode confiar. Mas a cada minuto da minha triste vida eu a amo mais, cada vez mais.
O amor que sinto por minha família não tem preço, nem tamanho. Já faz doze longos anos, que essa filha não ver a sua mãe. Ela pode ser o que for, porém eu a amo muito. Não é fácil ser filha de uma usuária de drogas! E ainda saber que ela não te ama.
Mamãe! Onde quer que a senhora esteja, eu quero que a senhora saiba que eu te amo. Eu te amo com todas as minhas forças.
 (Thalia P. Vilarins, 12 anos)




3º LUGAR


A MENINA QUE DORMIU FORA DE CASA

A menina triste da vida resolveu fugir de casa. E numa noite que sua mãe deu bobeira ela foi dormir na casa de uma amiga.
Sua mãe ficou muito preocupada, pensando que sua amada filha houvesse sido sequestrada. Só que ela estava completamente enganada, porque sua filha não tinha sido sequestrada coisa nenhuma. Ela apenas foi dormir na casa de uma amiga, sem avisar a sua família.
A menina levou os seus brinquedos preferidos, mas mesmo assim, ela não passou uma noite muito boa. Ela não estava se sentindo muito bem pelo que ela tinha feito. E até ficou com vontade de chorar.
Ela estava sentindo muita falta de sua querida mãe. Então, ela perguntou para a mãe de sua amiga:
– Eu posso telefonar para a minha mãe?
– Claro que sim. – respondeu-lhe a mãe de sua amiga.
Quando ela conseguiu falar com sua mãe, sua mãe mostrou que estava com raiva da filha por sua precipitada atitude.
Quando a mãe dela começou a brigar, a menina ficou muito triste, porque sua mãe tinha brigado com ela.
Quando a sua mãe foi buscá-la e a trouxe para casa, ela lhe prometeu que nunca mais fugiria de casa. E depois desse dia, ela nunca mais foi para a casa da amiga, sem a permissão de sua mãe.
O jeito era ficar de castigo em casa. E assim ela foi para o seu quarto, mas aproveitou para brincar com suas bonecas. E de tanto brincar acabou pegando no sono.
 (Danielly Costa S. Ferreira, 11 anos)



4º LUGAR

O VALOR DA AMIZADE

Era uma vez, duas amigas que gostavam muito uma da outra. Certo dia, Natália que gostava muito de brincar com a amiga Camila, combinaram de passar um fim de semana juntas.
Elas estavam muito ansiosas para esse momento. Quando o fim de semana chegou a Natália foi para a casa da Camila. Elas eram só felicidade, pois não viam a hora de brincarem juntas!
Foram tantas as brincadeiras! Pularam cordas, brincaram de esconde-esconde, amarelinhas etc.
Foi um fim de semana maravilhoso e muito proveitoso para as duas.
É tão legal ser criança e ter a amizade de alguém!
Que Deus esteja sempre com as crianças!
A amizade é muito importante para todos nós, pois é gratificante ter um amigo em que podemos contar. No meu caso gosto muito de brincar, conversar, passear... isso é muito bom!
A amizade começa em casa. Eu gosto muito de conversar com minha mãe e também com minha avó.
Se a gente tem uma boa amizade, temos que louvar a Deus por isso, pois a amizade é um bem precioso dado por Ele. Assim é a amizade de Natália e Camila.
 (Iandara M. de Morais, 10 anos)



5º LUGAR

MEU QUERIDO DIÁRIO

 Querido diário, hoje eu já escrevi em você e já faz um bom tempo que estou lhe escrevendo. Eu escrevo quase todos os dias em tuas páginas.
Nesses últimos dias estou passando muito tempo em casa, sempre brincando com meus amigos e com minhas amigas. Mas não se preocupe porque eu nunca vou esquecer de você.
Você sabe que têm coisas que não quero que ninguém leia...
Ontem saí com minha mamãe, para comprar os meus materiais escolares e aproveitei para comprar um caderninho, um estojo e alguns adesivos, mas a minha mamãe logo me chamou: “Dianete!”
Quando ela me chama pelo meu nome, certinho, lá vem bronca.
“Pare de colocar essas coisas caras no carrinho de comprar!” – continuou ela.
Mesmo assim, valeu à pena ter ido às compras!
No entanto, vai ser ainda mais legal escrever coisas sobre mim e sobre os meus amigos.
Até amanhã, querido diário.


Estes são os palitos de picolé que minha mãe e eu nos refrescamos depois das compras.
(Dianete de S. Pereira, 12 anos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário