quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Natal está chegando

Frase de Natal

O NATAL ESTÁ CHEGANDO
Por: Marcos Cesar

Gincana Estudantil 2013

GINCANA ESTUDANTIL 2013

Amarante do Maranhão - MA

Veja algumas fotos da Gincana Estudantil 2013, cuja campeão foi a E.M.E.F. Jesus Menino
Fotos tiradas em: 06 de dezembro de 2013
Por: Marcos Cesar







sábado, 30 de novembro de 2013

Existiu o ano zero? & A profecia das setenta semanas

EXISTIU O ANO ZERO?
&
A PROFECIA DAS SETENTA SEMANAS
DE DANIEL 9:20-27
(Por: Marcos Cesar)

Você já se perguntou o porquê que a contagem dos anos antes de Cristo (a.C.) é decrescente?
Exemplo: A Babilônia governou do ano 605 a.C. a 539 a.C.
Este período do exemplo dado está decrescente? Aparentemente sim. Mas na verdade estes anos não estão diminuindo. Eles estão aumentando.
Vou explicar melhor: Toda vez que você vir a sigla a.C (antes de Cristo), lembre-se que ela está substituindo o sinal negativo (-), assim como a sigla d.C (depois de Cristo) está substituindo o sinal positivo (+).
Para quem estuda matemática, esta é (ou será) uma linguagem bem familiar. E provavelmente, você já deve ter visto estes sinais em uma reta numérica. Vamos rever uma reta numérica (apenas o eixo de x) para entendermos melhor.


Analisando esta reta numérica percebe-se que os números aumentam, isto é, crescem da esquerda para a direita (è).
Exemplo A: ... + 1, + 2, +3 ... (Eles podem aparecer sem o sinal positivo [+]).
Exemplo B: ... -6, -5, -4 ... (O sinal negativo (-) é obrigatório).
E nota-se, também, que os números diminuem (decrescem) da direita para a esquerda (ç).
Exemplo A: ... + 8, + 7, +6 ... (Eles podem aparecer sem o sinal positivo [+]).
Exemplo B: -1, -2, -3 ... (O sinal negativo (-) é obrigatório).

Olhando para a reta fica fácil de entender o a.C (-) e o d.C. (+). É justamente por isso que os anos antes de Cristo são contados (aparentemente) de forma decrescente. Só que eles estão é aumentando.
Analise os anos, na reta numérica abaixo, como acabamos de vir nos exemplos acima e você entenderá melhor.


Agora entra outro questionamento, no mínimo interessante. “Existiu o ano 0 (zero) como está demonstrado no centro dessa reta numérica acima?”
Por incrível que pareça, não existiu o ano 0 (zero). E para termos a certeza disso só precisamos estudar, minuciosamente, a profecia referente às setentas semanas de Daniel capítulo 9. Então, vamos lá. Vejamos o que diz a senhora White sobre esta profecia:

 “Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas” (Dan. 9:25) - a saber, sessenta e nove semanas ou 483 anos. O decreto de Artaxerxes entrou em vigor no outono de 457 antes de Cristo. A partir desta data, 483 anos estendem-se até o outono do ano 27 de nossa era. Naquele tempo esta profecia se cumpriu. A palavra “Messias” significa o “Ungido”. No outono do ano 27 de nossa era, Cristo foi batizado por João, e recebeu a unção do Espírito. O apóstolo Pedro testifica que “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude”. Atos 10:38. E o próprio Salvador declarou: “O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres.” Luc. 4:18. Depois de Seu batismo Ele foi para a Galileia, “pregando o evangelho do reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido”. Mar. 1:14 e 15. [...]
“E Ele firmará um concerto com muitos por uma semana.” Dan. 9:27. A “semana”, a que há referência aqui, é a última das setenta, são os últimos sete anos do período concedido especialmente aos judeus. Durante este tempo, que se estende do ano 27 ao ano 34 de nossa era, Cristo, a princípio em pessoa e depois pelos Seus discípulos, dirigiu o convite do evangelho especialmente aos judeus. Ao saírem os apóstolos com as boas novas do reino, a recomendação do Salvador era: “Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidades de samaritanos; mas ide, às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mat. 10:5 e 6.
“Na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” Dan. 9:27. No ano 31 de nossa era, três anos e meio depois de Seu batismo, nosso Senhor foi crucificado. Com o grande sacrifício oferecido sobre o Calvário, terminou aquele sistema cerimonial de ofertas, que durante quatro mil anos haviam apontado para o Cordeiro de Deus. O tipo alcançou o antítipo, e todos os sacrifícios e ofertas daquele sistema cerimonial deveriam cessar.” (WHITE, Ellen G.; Cristo em Seu Santuário, págs.55-56).

A senhora White deixa muito claro, neste trecho lido, que do ano do decreto para restaurar Jerusalém (457 a.C.) até o ano do batismo de Jesus (27 d.C.) passariam 483 anos. E ela ainda confirma que Cristo foi batizado, realmente, no ano 27 d.C.
Veja esta profecia de forma mais didática através da ilustração abaixo.




Veja a última parte desta ilustração mais aproximada.


Pode-se, então, afirma de forma categórica: Não existiu o ano 0 (zero)! Quando terminou o ano 1 a.C. já começou o ano 1 d.C. Note que do ano do decreto (457 a.C.) até o ano 1 d.C. passaram-se 457 anos, e deste (1 d.C.) até o ano do batismo de Jesus (27 d.C.) se passaram mais 26 anos (porque 27 d.C. - 1 d.C. = 26 anos). Somando, então, os 457 anos + 26 anos = 483 anos (equivalentes às 69 semanas da profecia). Se fosse acrescentado o ano 0 (zero) Cristo deveria ser batizado no ano 26 d.C., coisa esta que não ocorreu (nesta data), isso se considerar 483 anos (do decreto ao batismo); ou ainda, se considerasse que Cristo foi batizado no ano 27 d.C. (como o foi), mas permanecendo o ano 0 (zero), as 69 semanas ficariam erradas, pois daria 484 anos. Isso prova, de uma vez por todas, que o ano 0 (zero) é inexistente na história.

Esta profecia das setenta semanas é apenas uma parte de outra profecia muito maior - a profecia das duas mil e trezentas tardes e manhãs (dias) de Daniel 8:14 - que você verá agora:


Que Deus te abençoe!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Arca da Aliança com os 10 Mandamentos

A ARCA DA ALIANÇA COM
OS DEZ MANDAMENTOS
Por: Marcos Cesar


Arca da Aliança com a tampa (propiciatório)





Arca da Aliança com a elevação da tampa (propiciatório)





Arca da Aliança sem a tampa (propiciatório).


O que havia dentro da Arca da Aliança?
"... uma urna de ouro contendo o maná,
o bordão de Arão, que floresceu, e as
tábuas da aliança." (Hebreus 9:4)


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pequenos escritores - Alunos do 5º ano "A"

PEQUENOS ESCRITORES -
HISTÓRIAS INFANTIS
(Histórias criadas em agosto de 2013)




Fiz um trabalho de Português (produção escrita) com meus alunos do  5º ano "A" e depois fizemos uma votação para escolher, dentre as melhores, a melhor de todas e estão aqui as histórias campeãs.




1º LUGAR


A NATUREZA

As paisagens fazem parte da natureza. Sem elas a natureza não seria tão linda como é. Ela ainda tem muitas coisas belas como: lagos, rios, cachoeiras, arco-íris, campos floridos, árvores, animais etc.
Se as pessoas cuidassem bem da natureza, não jogando lixo nos rios; se preservassem o meio ambiente; se plantassem árvores, em vez de derrubá-las; se não contaminassem o solo, tudo seria bem melhor; e a natureza ficaria ainda mais bonita.
Que pena que a maioria das pessoas nem ligam para essas coisas! Elas muitas vezes, até mesmo sem querer, acabam praticando o mal. Mas ainda bem que existem aquelas que procuram preservar a natureza.
Os homens mal intencionados só pensam em derrubar as árvores para ganhar dinheiro. Eles as derrubam para fazer mesas, cadeiras, armários, racks, camas, portas, janelas, cobertura de casas etc.
Há pessoas também que acabam incendiando as florestas, e essas queimadas podem prejudicar tanto as árvores, quanto os animais e também o ar. E isso acaba com a linda paisagem. As florestas acabam ficando mais feias e os animais que não morrem, acabam ficando sem seu habitat natural. Muitos deles acabam ficando em extinção. Sem as árvores, até nós, acabamos ficando doentes, por causa do ar poluído. As árvores purificam o ar, melhorando, assim, as nossas vidas.
É triste olhar e ver um lago cheio de lixo, as flores murchas e os campos sem vida. As pessoas que fazem isso, nem se preocupam com o meio ambiente e nem com a biodiversidade.
Mas as pessoas que se preocupam com a natureza, fazem de tudo para que ela não se acabe. E quando elas veem alguma queimada, elas ficam tristes e chamam os bombeiros para apagar o fogo. Elas não querem que a natureza se acabe, pois elas amam tudo o que Deus criou. E é justamente por isso, que elas acabam cuidando muito bem da natureza.
Todos têm que cuidar da nossa linda fauna e flora, para o mundo ficar muito mais bonito e preservado. Se as pessoas não fizessem queimadas, nem poluíssem os rios e as cachoeiras, as matas teriam muito mais paisagens magníficas para a gente admirar e tirar muitas fotos belíssimas da natureza, como: lagos, rios, cachoeiras, arco-íris, campos cheios de flores, árvores, animais e muitas outras coisas lindas que Deus, só Deus pode criar. Foi Ele quem criou as florestas e tudo mais pela Sua própria palavra. Ele fez também o homem e a mulher do barro.
Viva a natureza! Viva o Criador da natureza! Viva aquEle que fez a fauna e a flora! Por isso nunca jogue lixo nos lagos. Jogue o lixo no lixo.
(Mikelcy L. de Sousa, 10 anos)



2º LUGAR
QUANDO SE PERDE UMA MÃE

Por que tudo é tão difícil quando se trata de amor? Por que eu não posso ter ao meu lado quem eu amo? Por que eu não posso ser amada? Dói tanto não poder dizer: “Eu te amo.” Nem poder dizer: “Feliz dia das mães, mamãe querida!”
Eu sofro muito por não ter a minha família sempre ao meu lado. Acordo, e ela não está comigo para mim lhe dizer: “Eu te amo.” Ou, simplesmente, dar um bom dia para a minha família. Não dar, nem mesmo, pra mim apresentar às minhas amigas a minha família. Não dar para mim dizer a ela: “Eu te amo.”
Muitas vezes eu quero ficar ao lado de alguém da minha família, mas não posso, pois nem mesmo a minha mãe está comigo. Ela usa drogas. Eu queria tanto dar à minha mãe todo o amor que está guardado no meu coração. Não é fácil amar alguém que não se pode confiar. Mas a cada minuto da minha triste vida eu a amo mais, cada vez mais.
O amor que sinto por minha família não tem preço, nem tamanho. Já faz doze longos anos, que essa filha não ver a sua mãe. Ela pode ser o que for, porém eu a amo muito. Não é fácil ser filha de uma usuária de drogas! E ainda saber que ela não te ama.
Mamãe! Onde quer que a senhora esteja, eu quero que a senhora saiba que eu te amo. Eu te amo com todas as minhas forças.
 (Thalia P. Vilarins, 12 anos)




3º LUGAR


A MENINA QUE DORMIU FORA DE CASA

A menina triste da vida resolveu fugir de casa. E numa noite que sua mãe deu bobeira ela foi dormir na casa de uma amiga.
Sua mãe ficou muito preocupada, pensando que sua amada filha houvesse sido sequestrada. Só que ela estava completamente enganada, porque sua filha não tinha sido sequestrada coisa nenhuma. Ela apenas foi dormir na casa de uma amiga, sem avisar a sua família.
A menina levou os seus brinquedos preferidos, mas mesmo assim, ela não passou uma noite muito boa. Ela não estava se sentindo muito bem pelo que ela tinha feito. E até ficou com vontade de chorar.
Ela estava sentindo muita falta de sua querida mãe. Então, ela perguntou para a mãe de sua amiga:
– Eu posso telefonar para a minha mãe?
– Claro que sim. – respondeu-lhe a mãe de sua amiga.
Quando ela conseguiu falar com sua mãe, sua mãe mostrou que estava com raiva da filha por sua precipitada atitude.
Quando a mãe dela começou a brigar, a menina ficou muito triste, porque sua mãe tinha brigado com ela.
Quando a sua mãe foi buscá-la e a trouxe para casa, ela lhe prometeu que nunca mais fugiria de casa. E depois desse dia, ela nunca mais foi para a casa da amiga, sem a permissão de sua mãe.
O jeito era ficar de castigo em casa. E assim ela foi para o seu quarto, mas aproveitou para brincar com suas bonecas. E de tanto brincar acabou pegando no sono.
 (Danielly Costa S. Ferreira, 11 anos)



4º LUGAR

O VALOR DA AMIZADE

Era uma vez, duas amigas que gostavam muito uma da outra. Certo dia, Natália que gostava muito de brincar com a amiga Camila, combinaram de passar um fim de semana juntas.
Elas estavam muito ansiosas para esse momento. Quando o fim de semana chegou a Natália foi para a casa da Camila. Elas eram só felicidade, pois não viam a hora de brincarem juntas!
Foram tantas as brincadeiras! Pularam cordas, brincaram de esconde-esconde, amarelinhas etc.
Foi um fim de semana maravilhoso e muito proveitoso para as duas.
É tão legal ser criança e ter a amizade de alguém!
Que Deus esteja sempre com as crianças!
A amizade é muito importante para todos nós, pois é gratificante ter um amigo em que podemos contar. No meu caso gosto muito de brincar, conversar, passear... isso é muito bom!
A amizade começa em casa. Eu gosto muito de conversar com minha mãe e também com minha avó.
Se a gente tem uma boa amizade, temos que louvar a Deus por isso, pois a amizade é um bem precioso dado por Ele. Assim é a amizade de Natália e Camila.
 (Iandara M. de Morais, 10 anos)



5º LUGAR

MEU QUERIDO DIÁRIO

 Querido diário, hoje eu já escrevi em você e já faz um bom tempo que estou lhe escrevendo. Eu escrevo quase todos os dias em tuas páginas.
Nesses últimos dias estou passando muito tempo em casa, sempre brincando com meus amigos e com minhas amigas. Mas não se preocupe porque eu nunca vou esquecer de você.
Você sabe que têm coisas que não quero que ninguém leia...
Ontem saí com minha mamãe, para comprar os meus materiais escolares e aproveitei para comprar um caderninho, um estojo e alguns adesivos, mas a minha mamãe logo me chamou: “Dianete!”
Quando ela me chama pelo meu nome, certinho, lá vem bronca.
“Pare de colocar essas coisas caras no carrinho de comprar!” – continuou ela.
Mesmo assim, valeu à pena ter ido às compras!
No entanto, vai ser ainda mais legal escrever coisas sobre mim e sobre os meus amigos.
Até amanhã, querido diário.


Estes são os palitos de picolé que minha mãe e eu nos refrescamos depois das compras.
(Dianete de S. Pereira, 12 anos)


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tudo na vida é passageiro... Frase reformulada por Marcos Cesar

TUDO NA VIDA É PASSAGEIRO...
FRASE REFORMULADA
POR MARCOS CESAR

Certa vez, alguém disse:
"Tudo na vida é passageiro,
Menos o motorista
E o cobrador."
Mas agora a frase é a seguinte:
Tudo na vida é passageiro,
Menos o motorista,
O cobrador
E o assaltante.















Veja essa frase no YOUTUBE:




quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Markus Vinícius e Michelle

 MARKUS VINÍCIUS & MICHELLE


Figura 1: Markus Vinícius & Michelle (08/06/13)





Figura 2: Michelle (04/04/13)





Vídeo 1: Markus Vinícius recitando passagens bíblicas (06/08/13)





Vídeo 2: Michelle recitando passagens bíblicas (06/08/13)


terça-feira, 9 de julho de 2013

Tabela Periódica na Teia de Aranha

 

VEJA AGORA A TABELA PERIÓDICA COMO
VOCÊ NUNCA VIU: NUMA TEIA DE ARANHA
Por: Marcos Cesar
  

Figura 1: Tabela Periódica na Teia de Aranha


Figura 2: Legenda da Tabela Periódica na Teia de Aranha

Gostou?