quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Bíblia é um livro contraditório?

A BÍBLIA É UM LIVRO CONTRADITÓRIO?
As descrições diferentes em Mateus 27:5 e Atos 1:18, sobre a morte de Judas, não provam que ela se contradiz?



Vamos aos textos?!
Mateus, descrevendo a morte de Judas Iscariotes, escreveu:
“Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.” (Mateus 27:5).
Já o Dr. Lucas assim, escreveu a terrível cena da morte daquele infortúnio homem:
“Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.” (Atos 1:18).
Esses textos, quando lidos sem o intuito de descobrir a verdade, podem causar dúvidas no coração. Mas quando estudados com oração e com um espírito de subordinação a Deus, recebendo a luz da verdade que mana do Deus Espírito Santo, esses textos não trazem dúvidas, pois os mesmos não se contradizem, pelo contrário, eles se complementam.
Mas vamos analisá-los primeiro na ótica daqueles que estão procurando textos difíceis para dizer que a Bíblia é só mais um livro de fábulas.
Os críticos dizem: “A Bíblia se contradiz. Pois aqui em Mateus 27:5 diz que Judas se enforcou. E Atos 1:18 diz que ele não se enforcou, mas se precipitou e acabou se rompendo pelo meio.”
A própria Palavra de Deus nos diz que o “... povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...” (Oséias 4:6). E mais. Ela também reconhece que “... há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” (2 Pedro 3:16).
Antes de estudarmos mais apuradamente estes versos sobre a morte de Judas, quero que você, caro leitor, responda as seguintes perguntas:
1ª) Em que esses textos se contradizem? E
2ª) Como eles se complementam?
Agora que você fez essas análises críticas, podemos continuar a explanação.
Uma coisa que me chamou muito a atenção sobre esse assunto, foi o que se encontra registrado no nosso guia de estudos, a Lição da Escola Sabatina, que diz:
“Durante muito tempo, os críticos da Bíblia afirmam que esses versos davam relatos conflitantes sobre a morte de Judas. No entanto, uma pesquisa recente mostrou que a palavra traduzida como ‘precipitando-se’ (‘caiu de cabeça’, NVI) em Atos 1:18, também significa ‘inchado’. Portanto, é provável que, depois de se enforcar, Judas não tenha sido descoberto até que seu cadáver estivesse inchado, o que teria feito com que suas entranhas se arrebentassem. O ponto é que, aquilo que a princípio parecia ser contraditório demonstrou harmonia.” (Lição da Escola Sabatina: Crescendo em Cristo. Outubro a Dezembro de 2012, p. 18).
Não concordo muito com essa explicação. É verdade que essas palavras foram sugeridas como “inchado”, mais eu não creio que nesse texto do livro de Atos elas possam ser assim, aplicadas. Vou lhe dar um exemplo simples para que você entenda melhor o que estou dizendo. Então, vamos a um exemplo: A palavra inglesa “free” significa entre outras coisas: “livre” e também, “grátis”. Observe que ela tem mais de um significado. E nem por isso, onde ela aparecer pode ser traduzida das duas formas. Veja um texto de Paulo: “Am I not free?” (1 Corinthians 9:1 – RSV). Vamos dar as duas traduções a essa palavra e vejamos se as duas são coerentes.
1ª) “Eu não sou livre?” (1 Coríntios 9:1, minha tradução);
2ª) “Eu não sou grátis?” (1 Coríntios 9:1, minha tradução).
Não tenho dúvidas de que você já percebeu que nesta fala do apóstolo Paulo, essa segunda tradução não é muito coerente.
Algo parecido acontece com as palavras “precipitando-se” (Atos 1:18) quando traduzida como “inchando-se”. O que nós devemos nos perguntar é: “Quanto tempo, um corpo pendurado, pode demorar a inchar?” Eu não creio que em poucas horas isso possa ocorrer. “Mas quanto tempo Judas ficou pendurado?” Algumas pessoas acham que ele se enforcou ainda nas horas noturnas, logo após Cristo ser levado preso. Se isso tivesse ocorrido, eu diria que a explicação dada na Lição da Escola Sabatina seria correta. Mas Mateus nos faz uma grande revelação, dizendo: Ao romper do dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem;” “e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos.” “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso...” “... retirou-se e foi enforcar-se.” (Mateus 27:1, 2 e 5).
Todos nós sabemos que Cristo foi levado a Pilatos depois que o sol nasceu e que Ele foi crucificado às “... nove horas da manhã...” (Marcos 15:25 – BLH). Assim, fica claro que se Judas, conforme Mateus, só saiu para se enforcar depois de ver Cristo sendo levado à condenação e, como diz o Espírito de Profecia: Ao aproximar-se o julgamento do fim, não mais podia Judas suportar a tortura de sua consciência culpada.” Assim, ele “... Sentiu que não poderia viver para ver Jesus crucificado e, em desespero, foi enforcar-se.” (WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas as Nações, pp. 721 e 722), ele só se enforcou quando Cristo já estava para receber a sentença final, pois ele já sabia que Cristo seria crucificado. É por esse motivo que Mateus chegou até a dizer que Judas viu que Jesus tinha sido condenado (ver Mateus 27:2).
Ele, com certeza, não passou muito tempo pendurado naquela corda, porque ele foi encontrado morto, um pouco antes das nove horas da manhã. E sabemos disso, porque ele foi descoberto justamente quando estavam levando Cristo ao Calvário. Talvez ele foi encontrado morto, cerca de uma hora e meia a duas horas e meia depois de se enforcar; pois ele foi se suicidar depois de o sol ter nascido e dele ter certeza de que Cristo seria condenado à morte de cruz. Note que do nascimento do sol (cerca das 6h:00) para a crucificação de Cristo (9h:00) só tem três hora de duração, comprovando que o tempo de sua morte até ele ser descoberto não passou muitas horas, mas bem poucas. É muito improvável que nesse pouco tempo ele tenha inchado, e ainda a ponto de se arrebentar. “O que, então, fez com que ele se arrebentasse ao meio?”
Uma das melhores respostas a essa pergunta é dada pela senhora White, quando ela diz:
“Mais tarde, naquele mesmo dia, a caminho da sala de Pilatos para o Calvário, houve uma interrupção nos gritos e zombaria da turba ímpia que levava Jesus ao lugar da crucifixão. Ao passarem por local retirado, viram ao pé de uma árvore, sem vida, o corpo de Judas. Era uma cena horripilante. Seu peso rompera a corda em que se pendurara à árvore. Ao cair, rebentara-se-lhe terrivelmente o corpo, e cães o estavam agora devorando. Seus restos foram imediatamente enterrados e ocultos às vistas; houve, porém, menos escárnios entre a turba e muitos rostos pálidos revelavam os pensamentos interiores. A retribuição parecia visitar já os que eram culpados do sangue de Jesus.” (Ibidem, p. 722).
Observe que na afirmação da senhora White, não aparece a palavra “inchado” como foi explicado na Lição da Escola Sabatina. E analisando essa explicação sobre o “precipitando-se” no Comentário Bíblico Adventista, achei o seguinte comentário:
“Sugeriu-se que as palavras que assim se traduzem poderiam ter significado ‘inchado’; mas a evidência é insuficiente para apoiar tal tradução.” (Comentário Bíblico Adventista, Vol. 6, p. 132 – Versão espanhola).
Eu acho mais fácil crer que quando ele subiu naquela árvore ele se precipitou, isto é, ele se atirou abaixo, significando, nada mais do que: pulou; e com isso, a corda não aguentou o seu peso, como afirma Ellen G. White e, portanto, ela se quebrou e seu corpo caiu, provavelmente, em cima de alguma pedra pontuda, fazendo com que seu corpo se partisse ao meio.
Agora, sim, podemos usar a conclusão da lição, quando ela diz: “O ponto é que, aquilo que a princípio parecia ser contraditório demonstrou harmonia.” (Lição da Escola Sabatina: Crescendo em Cristo. Outubro a Dezembro de 2012, p. 18).
Vejamos, agora, os textos sobre uma ótica mais coerente. E veremos como eles são perfeitos.
“Então, Judas,... retirou-se e foi enforcar-se.” (Mateus 27:5). “... e, precipitando-se, [seu peso quebrou a corda em que se pendurou, e com isso, ele] rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.” (Atos 1:18).
Amigo! Você reconhece, agora, a perfeição da Bíblia Sagrada? Os textos se contradizem? De forma alguma. O que aconteceu, foi que cada um desses escritores bíblicos, escreveu o fato na sua própria ótica de percepção. Um contou a primeira parte da história e o outro contou a segunda parte.
Eu fiquei muito feliz ao ver que um telespectador da TV Novo Tempo, mandou uma pergunta, sobre a morte de Judas, para ouvir a explicação do prof. Leandro Quadros.
A pergunta do telespectador foi a seguinte:
“A Bíblia se contradiz ao relatar a morte de Judas?”
A resposta do apresentador do programa foi o que se segue abaixo:
“Pois é amigo Tito. Essa pergunta é muito interessante, essa questão que você apresentou aí do nosso telespectador.
O problema é que muitas pessoas acham que a Bíblia tem que relatar todas as coisas, Tim-Tim por Tim-Tim, da mesma forma pelos diferentes escritores.
As pessoas esquecem. Não é?! Que cada escritor, mesmo sendo inspirado por Deus, ele tem a sua visão de mundo. A sua percepção dos acontecimentos. Isso nos leva a compreender facilmente, até mesmo por uma análise dos textos que, muitos textos da Bíblia, inclusive esses que falam sobre a morte de Judas, eles não são contraditórios, mas são complementares.
Por exemplo: Se nós assistirmos, Tito e eu, ao mesmo filme, nunca iremos descrever o mesmo filme nos mesmos detalhes. Cada um de nós tem uma percepção, tem uma sensibilidade para perceber aquilo que acontece ao nosso redor.
E Mateus e Lucas que escreveu o livro de Atos, cada um com a sua percepção, com sua capacidade de perceber os acontecimentos, é claro. Eles descreveram o que aconteceu com Judas.
Então, em Mateus 27:5, dá simplesmente a informação de que Judas foi, ‘retirou-se e foi enforcar-se’. Só que Atos 1, ele está complementando o relato pelo seguinte; se você ler amigo telespectador e ouvinte Atos 1:18, você tem que fazer uma pergunta pra si mesmo: ‘De que maneira uma pessoa pode simplesmente pelo cair no chão se arrebentar toda, como aconteceu com Judas?’ É difícil uma pessoa tropeçar em um lugar, cair no chão e se arrebentar toda.
É claro que os textos se complementam, pelo seguinte: Enquanto Mateus 27:5 afirma que Judas se enforcou, Lucas em Atos 1:18 está dizendo-nos do resultado do que aconteceu com esse enforcamento.
Como Judas se enforcou em uma árvore, em cima de um penhasco, e com certeza havia rochas pontiagudas em baixo, ao ele ficar suspensa depois do enforcamento, a corda arrebentou porque não aguenta muito tempo, arrebentou, o corpo caiu no chão e se espedaçou todo.
Então, precisamos compreender esses textos bíblicos como complementares e não contraditórios. Até mesmo porque a topografia da região de Jerusalém possibilita exatamente isso. A pessoa..., lá tem muitas rochas, muitas coisas, pedras pontiagudas, o indivíduo se enforcou numa árvore, a corda arrebentou, caiu naquilo e aí ele se espatifou no chão. Porque jamais uma pessoa iria de um simples tropeção, cair no chão e se arrebentar toda. E por isso, os textos, querido amigo que nos acompanha pela TV, pela rádio e pela internet, os textos são complementares e jamais contraditórios.” (QUADROS, Leandro. Na Mira da Verdade. Programa Exibido em: 16 de outubro de 2012).
 Eu achei a resposta do professor Leandro Quadros magnífica. Concordo com ele plenamente. Você percebeu             que a resposta que ele deu é exatamente a mesma que eu dou? Você observou que em momento algum do seu diálogo ele faz menção de que Judas estivesse inchado?
Espero que você, caro leitor, tenha gostado desta matéria e tenha tirado todas as suas dúvidas sobre este polêmico tema. Um abraço e até a próxima.


Atenciosamente,


MARCOS CESAR





REFERÊNCIAS:


Bíblia Sagrada. Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

Bíblia Sagrada. Traduzida por Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.

Comentário Bíblico Adventista. Vol. 6, Publicações Interamericanas. Pacific Press Publishing Association. Mountain View, Califórnia [Versão espanhola].

QUADROS, Leandro. Na Mira da Verdade. Programa Exibido em: 16 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7gz9eHs_izM> Acessado em: 01 de novembro de 2012.

The Holy Bible. Revised Standard Version; Published in New York, Glasgow, & Toronto by William Collins Sons & Co., Ltd; Printed in Great Britain.

WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas as Nações. 22 ed. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001 (CD-Rom).

Um comentário:

  1. Ótimo texto, parabéns que Deus continue lhe abençoando! Fique com Deus meu irmão.

    ResponderExcluir