quarta-feira, 9 de maio de 2012

O ESPÍRITO SANTO: Um Ser real

O ESPÍRITO SANTO:

Um Ser real

 

INDRODUÇÃO


Falar sobre o Espírito Santo não seria nada fácil se não tivéssemos a Bíblia Sagrada para nos relevar Quem é, e o que faz Esse Ser real e Divino. Ainda bem que Deus sempre Se preocupou em instruir o homem na verdade, por isso inspirou os Seus servos para que escrevessem a verdade essencial, para que nós não andássemos nas trevas do engano e do erro, mas aprendêssemos através de Sua Carta, todo o Seu propósito para a nossa salvação!
Agora, sim, fica fácil escrever sobre o Espírito Santo, pois temos uma fonte espetacular de informações sobre Esse Deus que nos ama tanto.
Esse livro é completamente baseado na Palavra de Deus. Ele foi escrito para que você tenha a oportunidade de conhecer melhor sobre Essa Pessoa Incrível, que é o Espírito de Deus.
Você aprenderá coisas extraordinárias; por isso não perca tempo! Continue lendo esse livro com muita atenção e deixe que o Espírito Santo toque em seu coração para que você venha conhecer toda a verdade sobre Ele mesmo! E lembre-se: quanto mais você ler, mais você aprenderá. E também, com a leitura desse livro você saberá até mesmo, como responder a perguntas, que talvez sem a leitura desse, você não saberia responder com cem por cento de certeza.
Nunca se esqueça das palavras do SENHOR, quando disse:
...“Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Zacarias 4:6).


O DEUS ESPÍRITO SANTO


Nesse estudo bíblico nós descobriremos Quem é, e o que faz Esse Espírito tão Maravilhoso.
A primeira vez em que aparece a palavra Espírito, referindo-se ao Espírito Santo, na Bíblia, é no segundo versículo do capítulo 1 do primeiro livro da Bíblia, onde se acha escrito o seguinte:
“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (Gênesis 1:2).
E a última vez em que ela aparece, na Palavra de Deus, é no último capítulo da Bíblia, que diz:
“O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ Aquele que ouve, diga: ‘Vem!’ Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22:17).
A Divindade é composta por mais de uma Pessoa. Veja quatro relatos bíblicos que comprovam isso:
1º) “Também disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.’” (Gênesis 1:26).
Quando Deus disse: “façamos”, observe que o verbo fazer está no plural; o SENHOR Deus não estava falando a seres inferiores a Ele, mas sim, ao Filho e ao Espírito Santo. Como vimos, em Gênesis 1:2: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”. Note que esse texto diz que o Espírito Santo pairou sobre a criação de Deus para encher no vazio as várias formas de vida, que esse mundo já viu. Assim, desde o início o Espírito Santo estava ajudando na criação, junto com o Pai Celestial e Seu Filho amado.
2º) “Então, disse o SENHOR Deus: ‘Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.’” (Gênesis 3:22).
Quando Deus disse: “... o homem se tornou como um de nós...” Ele estava novamente falando com o Espírito Santo e com o Senhor Jesus; pois o homem havia pecado e estava como Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) conhecendo o bem e o mal.
3º) “e o SENHOR disse: ‘Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.’”
“‘Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.’”  (Gênesis 11:6 e 7).
Note que Deus não falou no singular: “... descerei e confundirei...”, mas sim, no plural “... desçamos e confundamos...”. Aqui, Deus faz um convite aos outros dois Seres da Divindade a confundirem a linguagem dos homens perversos, na construção da torre de Babel.
4º) “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
“Ele estava no princípio com Deus.”
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3).
Esses textos, que acabamos de ler, são cruciais para entendermos a Divindade e a personalidade de toda a Divindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
A pena inspirada declara:
... “O Pai é toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisível aos olhos mortais.
“O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada. A Palavra de Deus declara que Ele é ‘a expressa imagem da Sua pessoa’. Heb. 1:3. ‘Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna.’ João 3:16. Aí se manifesta a personalidade do Pai.
“O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celeste; em nome destes três grandes poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, p.p. 62 e 63.” (WHITE, Ellen G.; Evangelismo, págs. 614 e 615).
O Espírito Santo é, na realidade, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

REFERÊNCIAS:

Bíblia Sagrada: Revista e Atualizada no Brasil; 2 ed., Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri - SP: 1999.

WHITE, Ellen G.; Evangelismo. Tatuí – SP: CPB; CD-Rom, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário