sábado, 12 de maio de 2012

As Almas Debaixo do altar

AS ALMAS DEBAIXO DO ALTAR
(Apocalipse 6:9 e 10)

By: Marcos Cesar

Apocalipse 6:9 e 10 diz:

“Quando Ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: ‘Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a Terra.’”

Para muitos cristãos que se prendem em textos isolados da Bíblia Sagrada, este é mais um, que eles dizem provar que a alma é imortal e que vai para o Céu, quando a pessoa morre. Eles só se esquecem de uma coisa muito importante: que o Apocalipse tem uma linguagem simbólica.

Este texto se trata de uma prosopopéia. O que é, então, prosopopéia?

PROSOPOPÉIA: Figura que dá vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas, e põe a falar pessoas ausentes ou os mortos; personificação...” (Dicionário Didático Brasileiro).

A personificação é um método bíblico comum para descrever situações usando uma linguagem simbólica.” (Mark Finley; Estudando Juntos, pág. 64).

Vamos agora, comparar este texto de Apocalipse com outros, para assim, entendermos melhor o seu significado.

Após Caim ter assassinado seu irmão Abel, o SENHOR Jeová lhe disse:

“Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a Mim.” (Gênesis 4:10).

Literalmente, o sangue de Abel não poderia falar nada. O que Deus estava querendo dizer para Caim é que Ele viu o sangue do fiel Abel escorrer pelo chão e que, pelo Seu amor, Ele não iria deixar este crime passar despercebido. Era como se o próprio sangue dissesse: “Ó Deus, veja o que meu irmão me fez. Faça-me justiça ó SENHOR!”

Amigo! Deus está bem atento em tudo o que acontece nesta Terra. E Ele trará em Seu juízo a recompensa a cada um, segundo as suas obras.

O autor de Hebreus diz que o sangue de Cristo fala coisas bem superiores ao de Abel (ver Hebreus 12:24). Ele não quer dizer com isso, que é o próprio sangue que fala, mas que a morte expiatória de Cristo nos dá perdão, amor e salvação. É por isso que o sangue de Cristo é superior ao de Abel.

Tiago repreendendo os ricos avarentos disse:

“Eis que o salário dos trabalhadores que ceifam os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamando...” (Tiago 5:4). Pode um salário clamar por um pagamento justo? Claro que não. Isto é mais uma personificação [prosopopéia] bíblica. E indica que Deus trará a recompensa a todos os patrões que não pagam seus funcionários honestamente.

A Bíblia diz também, que o perverso não ficará sem castigo. “Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiro.” (Habacuque 2:11). Pedra não fala. O que então, este versículo que dizer com isso? Ele quer dizer que Deus está vendo tudo, e que os perversos não serão esquecidos sem receber seus merecidos castigos, pois é como se as próprias pedras pedissem justiça. “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.” (Eclesiastes 12:14).

Apocalipse 6:9-11, Deus está declarando que não se esqueceu de Seus amorosos mártires, que deram suas vidas por amor à verdade. Simbolicamente os seus sangues clamam a Deus por justiça, incluindo o de Abel.

A palavra “alma” na Bíblia significa, além de outras coisas, “vida” (ver I Pedro 4:19; Hebreus 13:17). Sabendo disso, podemos dizer que, a palavra “alma” em  Apocalipse 6:9 significa “sangue”; “porque a vida, disse Deus, “de toda carne é o seu sangue...” (Levítico 17:14). Com esta definição, o texto de Apocalipse 6:9 e 10 poderia ser traduzido da seguinte maneira:

“Quando Ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar os sangues daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram [como o sangue de Abel] em grande voz, dizendo: ‘Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a Terra?’”

“As almas são mencionadas como estando ‘debaixo do altar’ pelo fato de, à semelhança de animais sacrificais, terem sido oferecidas em sacrifício. Trata-se de mártires. Elas foram ‘mortas’, ‘assassinadas’, e seu ‘sangue’ necessita ser vingado. O problema jaz em nosso costume de pensar na alma como sendo imortal.” (C. Mervyn Maxwell; Uma Nova Era Segundo as Profecias de Apocalipse, pág. 220).

A alma não é imortal (ver Ezequiel 18:4). Ela é o que somos. E quando morremos, ela deixa de existir. O próprio Cristo prova isso, dizendo: “temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mateus 10:28).

Cristo trará um julgamento final, e quando Ele o trouxer, colocará todas as coisas em seus devidos lugares. Os justos receberão a vida eterna e os perversos a morte eterna. De que lado tu queres ficar? Com certeza é do “lado direito”. Para quem Cristo dirá: “Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mateus 25:34).

Que Deus te abençoe, hoje e sempre.

Um comentário: